Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Que Brasil não queremos e temos

Publicado por Davi Fagundes
há 6 anos

Analisando o tema "que Brasil você quer para o futuro",​ lançado pela G1​ resolvi me aventurar com um tema ​questionador​ - Que Brasil não queremos e temos.

​Fazendo um diagnóstico dos graves e severos problemas que o nosso querido, belo e enorme país, vem carregando ao logo ​de vários anos, principalmente, após a abertura ​"​​política e democrática", sem dar garantias de que o paciente, que se encontra em estágio terminal​, por garantir​ gestão fraudulenta, ​jeitinho brasileiro, ​agoniza pelos excessos daqueles que deveriam garantir governabilidade, transparência e o cumprimento integral das leis e ​da ​Constituição Federal em favor dos seus Cidadãos - trabalhadores-contribuintes de um dos países que mais arrecada no mundo​, veja: www.impostometro.com.br (no período de 01/01/2018 até a data atual 17/07/2018 arrecadou a quantia de R$ ​1 trilhão, 763 bilhões, 335 milhões, e​que ​possui ​o​ Congresso Nacional mais caro do mundo​, vide reportagem: http://g1.globo.com/globo-news/jornal-das-dez/videos/v/congresso-brasileiro-esta-entre-os-parlamento...​, perdendo somente para o Parlamento Americano.

Vários temas poderão e devem ser analisados​, apresentados e discutidos​, porém, vou destacar alguns que afetam drasticamente a qualidade de vida da nossa população, enormemente sofredora, sem tomar conta que está sendo manipulada em prol daqueles que detém o poder.

​Verificando os graves problemas que o nosso país está mergulhado a anos, início esse diagnóstico, com o Sistema Penitenciário Brasileiro, ​em que os responsáveis pela destinação dos recursos públicos "esqueceram" de investir em Educação​, Saúde, Segurança, políticas públicas para a juventude​, para não termos uma superlotação nos presídios Brasil afora​ e o grande envolvimento nos delitos por parte dos jovens​.

A Reforma do Ensino Médio, processo que impôs milhares de Escolas a reduzir seus gastos pelos próximos 20 anos, vem demonstrando os impactos negativos para além do Ensino Médio, onde as Universidades no Brasil trabalham para sobreviver, principalmente, para que as pesquisas de grande relevância tecnologia e científica, sejam mantidas, o que não está acontecendo. Verifica-se que na maioria das universidades do país, várias pesquisas foram canceladas, o pessoal terceirizado trabalha com medo de serem mandados embora, frente a crise econômica, que afeta a população.

Descaso dos governos e gestores, que deveriam garantir os serviços prestados à população com o mínimo de qualidade? Leis que se aprovadas, monitoradas pelos órgãos responsáveis (Congresso Nacional, Tribunais de Conta, Ministério Público e ​a própria população, com os Observatórios de Controle Social), colocariam recursos na área da saúde, garantindo que milhares de pessoas que usam o SUS - Sistema Único de Saúde, não fiquem mais assustadas com o descaso de hospitais, Centros de Saúde, que estão caindo aos pedaços, sem estrutura e ​a falta d​os recursos com material hospitalar, aparelhos médicos (ressonância magnética e outros) que deveriam estar em funcionamento, ​e ​não atendem a alta demanda de pessoas que aguardam​ em filas quilométricas, para serem atendidas com dignidade ​por parte dos agentes públicos de saúde em todo o país.

Milhares de brasileiros e brasileirinhos, morrem a espera do atendimento e acompanhamento médico hospitalar que deveriam ter por parte do SUS. A quem de fato o SUS atende e serve?

​Os recursos são destinados especificamente para a manutenção dos serviços hospitalares prestados a população?

Quem acompanha a destinação se os recursos estão sendo devidamente aplicados?

Os danos são incalculáveis, principalmente das vidas que deveriam ser salvas ou preservadas, com a garantia de atendimento e monitoramento dos gastos da saúde, e não o têm.

Os reflexos são claros na sociedade. Insatisfação generalizada pelos Serviços prestados na área da Saúde, baixa qualidade de vida da população, atendimento precário, superlotação nos postos e hospitais, altos índices de mortes, provocados pelo descaso daqueles que deveriam garantir a qualidade de vida de milhares de brasileiros e brasileirinhos.

Quais são as mudanças que devem ocorrer, pelo simples fato de termos os modelos do que não funciona no país, e estes não serem lançados mão?

Perde toda a Nação, por não controlar com rigor os gastos públicos e deixar de exigir maior transparência em todas as áreas que impactam a vida de todos, principalmente nas ações dos Congresso Nacional, Assembleias Estaduais, Câmaras Municipais, Câmara Legislativa do Distrito Federal, Poder Executivo e Poder Judiciário, que deveriam garantir o bem-estar social, com distribuição igualitária de renda, retribuição dos impostos e taxas para beneficiar as cidades, tornando-as cidades sustentáveis e inteligentes.

Por todo esse arcabouço de problemas produzidos pelo Sistema de Saúde, Educação, Segurança, Emprego, Infra-estrutura das Cidades e outros em nosso país, fica evidente que, ao longo dos anos, muito pouco ou quase nada tem sido feito em favor da população.

As mudanças ocorrerão com a disposição de rever uma Constituição que não garante aos cidadãos do século 21, suas legítimas garantias plenamente definidas e não compartilhadas daqueles que realmente necessitam - todos nós - e principalmente os brasileiros que estão na linha da pobreza e da pobreza extrema em nosso país, desacreditados nas mudanças e dos políticos que deveriam trabalhar por todos estes e não o fazem, para termos um Brasil melhor.

  • Sobre o autorProfessor de História e Especialista em Ciência Política
  • Publicações7
  • Seguidores5
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações460
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/que-brasil-nao-queremos-e-temos/601527743

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)